Um Passeio pelo Centro Histórico de Aracaju


Andar pelo Centro Histórico de Aracaju é fazer uma visita ao passado. Com diversos casarões antigos, praças, museus, palácios e mercados você pode aproveitar e conhecer um pouco da história Sergipana.

 

Fizemos um tour por lá e vamos mostrar um pouco do que vocês podem ver! =)

 

 

 

Os Mercados Centrais são encontro garantido com a cultura popular! Ao todo são três mercados ligados pela praça onde acontece o Forró Caju, mas o mais famoso é o Mercado Antônio Franco.

Dividido em setores o Mercado apresenta diversos artesanatos, literatura de cordel, muitos doces e restaurantes deliciosos!

 

 

 

Restaurante Caçarola

 

Fica no andar superior do Mercado e é o lugar perfeitooo para provar uma deliciosa comida regional!

O Restaurante tem uma boa diversidade para agradar todos os gostos! Há opções de self-service (R$ 39,90 o Kg nos finais de semana) e opções a la carte (com uma média de R$ 70 o prato para duas pessoas).

Provamos um pouquinho de cada! De entrada veio Vatapá, Aracajé e Aratu. Prato Principal Camarão da Barra, deliciosooo!! E para fechar com chave de ouro a sobremesa maravilhosaa “Moça Virgem” (eles também são bem criativos nos nomes), sorvete de tapioca com banana flambada! Hummm!! Tudo isso acompanhado por um suco de umbu super refrescante!

 

 

 

 

 

A praça mais antiga da capital antigamente tinha outro nome, mas recebeu essa denominação em homenagem ao líder político morto na praça em 1906. A praça abriga importantes instituições, como: o Tribunal de Justiça de Sergipe, a Escola do Legislativo, o Ministério Público e a Ponte do Imperador que foi construída em 1860 para receber o Imperador Dom Pedro II.

 

 

 

 

O Palácio Museu Olímpio Campos fica também na Praça Fausto Cardoso. O prédio funcionou como sede do Governo Estadual e residência de governantes, foi tombado em 1985 e transformado em Palácio Museu, que oferece visitas guiadas, espaço para solenidades, sala de banquetes e a sala de Aracaju que abriga a maquete da cidade. Além disso, o Café do Museu  funciona com exposições, pocket shows e uma mini livraria de autores sergipanos.

Funciona de segunda a sexta das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

 

 

 

 

Abriga importantes prédios como a Catedral, a Galeria de Arte Álvaro Santos e o Centro de Turismo. E, ainda, acontece na praça uma feira de artesanato e comidas típicas, de segunda a sexta.

 

 

 

 

Construída em 1862 com estilo neoclássico e gótico, a Catedral abriga a paróquia Nossa Senhora da Conceição com comemorações todo ano dia 8 de dezembro.

 

 

 

 

Taí o lugar que mais encantou!! Passeio I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L!!!!! Com toda sua estrutura e interatividade o Museu da Gente Sergipana deixa muitos museus ao redor do mundo no chinelo! Todos os espaços são interativos, convidando você a aprender de uma forma muito criativa sobre folclore, símbolos, natureza, arte, história, culinária, festas e costumes!

Foi aberto em 2011, sendo um espaço que busca perpetuar os registros do povo sergipano e a entrada é gratuita!! Isso mesmo, um museu incrível com toda essa estrutura e não cobra nadaa para você poder visitar!

Para agendar uma visita guiada ligue no (79) 3218-1551, falar com Katiane, Romero ou Marília.

O Museu funciona de terça a sexta das 10h às 16h e sábado, domingo e feriado das 10h às 15h.

 

 

Fiquei tãooo entretida no Museu que esqueci de fazer filmagem hahah! Fiz só alguns pelo snapchat, então fiz um vídeozinho com essas imagens do snap para tentar mostrar um pouquinho para vocês:

 

 

 

 

Para ver todos os posts de Aracaju clique aqui!

Beijoss!!

 

Confira também

Arraial do Cabo, RJ

Arraial do Cabo, RJ

VEJA MAIS
Viajando de Trem pela Europa

Viajando de Trem pela Europa

VEJA MAIS



Comentários

Deixe seu comentário via facebook abaixo: