Projeto Tamar – O Oceanário de Aracaju


 

O Oceanário de Aracaju foi inaugurado em junho de 2002 e é o primeiro do Nordeste.

Os trabalhos do Projeto Tamar são incríveis!! Além de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas do Brasil, todas ameaçadas de extinção,  também há a educação ambiental, ajudando na sensibilização da conservação do ecossistema marinho através de visitas orientadas, palestras e exposições.

 

Um passeio pelo Projeto Tamar é um passeio pelo oceano sem sair do chão!

 

Pelo Oceanário de Aracaju passamos por 18 aquários com 70 espécies diferentes como arraias, tubarões, moréias, xaréus, caranhas, vermelhos e meros.

Passamos também por quatro tanques com espécies de tartarugas marinhas e tubarões, e um totalmente interativo que é possível tocar em várias espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes. É realmente muito legal poder ver de perto como é cada espécie e poder tocar para sentir sua textura!!

 

 

                                                                                     O aquário interativo

 

 

Além disso, uma atração a parte é o submarino amarelo que mostra a vida nas profundezas do oceano!! Ao entrar no submarino assistimos um vídeo que explica como vivem as espécies lááááááááá no fundooo do mar e depois entramos em uma sala com vários aquários que tem a ideia de reproduzir literalmente as condições ambientais que existem no fundo do mar, como temperatura e luminosidade. A temperatura é bemmm baixa e as luzes ficam apagadas, só podendo acender de um aquário por vez e não mais que 5 minutos cada. São muito interessantes as espécies que vivem nessa parte, inclusive há espécies novas que acabaram de ser descobertas como uma barata do mar, siri do fundo do mar, caranguejo marrom que vive a 1200 metros de profundidade, caranguejo espinhoso e o tubarão pintado que tem manchas e é pequeno.

 

 

Mas, o que mais encantou na visita ao Oceanário foi poder participar da soltura de tartarugas marinhas!! Sensação indescritível!!! =)) Muito amor em ver elas lutando pela vida e muita dó também de ver como é difícil elas conseguirem chegar ao mar! Vocês sabiam que de cada 1.000 que são soltas apenas UMA chega na fase adulta?!?! Partiu o coração saber disso! =/

Quem quiser participar a soltura acontece todo primeiro sábado de cada mês! E para quem gosta dos tubarões todos os dias às 16:30h tem alimentação dos tubarões lixa.

 

                                                                                 Tãooo pequenininhas!

 

Ao final do passeio não deixe de passar pela lojinha. A maior parte dos produtos Tamar é feita onde há bases de pesquisa. Confecções, grupos de artesanato, bordadeiras e rendeiras criam peças exclusivas, legitimamente brasileiras. As atividades de inclusão social geram alternativas sustentáveis de renda para as comunidades litorâneas, com arrecadação 100% aplicada ao trabalho de proteção a esses animais ameaçados de extinção.

 

 

Mais informações:

O Oceanário de Aracaju fica na orla da Praia do Atalaia, em frente aos Lagos. Avenida Santos Dumont, 1010.

Abre segundas das 10h às 18h e terças a domingos das 9h às 21h. O ingresso custa inteira R$ 16,00; meia entrada R$ 8,00 (estudantes com carteira, crianças acima de 1m e idosos acima de 60 anos) e portadores de necessidades especiais e crianças de até 1 metro não pagam.

 


Para ler os outros posts sobre Aracaju clique aqui!

 

Beijoss!!

 

Confira também

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados - Aracaju

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados - Aracaju

VEJA MAIS
Hotéis em Munique

Hotéis em Munique

VEJA MAIS



Comentários

Deixe seu comentário via facebook abaixo: