Visitas Guiadas em Brasília – DF


Em Brasília quase todos os prédios oferecem visitas guiadas e a maioria é gratuito. Vamos falar sobre as que fizemos.

 

Congresso Nacional

O passeio é guiado e tem duração média de 50 minutos, contemplando o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Um guia passa por todos os espaços explicando como funcionando e contando sobre a história e a arte do local. No final do tour você pode ainda fazer uma visita sem guia ao museu do Senado Federal e se estiver tendo alguma sessão em um das casas do Poder Legislativo é possível assistir.

Mas atenção às regras de vestimenta.  Em dias úteis, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos.  Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

 

Visitas

O Palácio do Congresso Nacional está aberto à visitação das 8h30 às 17h30, com a saída do primeiro grupo às 9h.

 



Todas as visitas ao Palácio do Congresso Nacional são gratuitas. Para agendar, clique aqui.








Supremo Tribunal Federal

Todos os sábados, domingos e feriados, a Suprema Corte abre as portas de sua sede para que as pessoas visitem as instalações do palácio. O passeio é gratuito e dura cerca de 30 minutos. São formados grupos de no máximo 30 pessoas, guiados por um servidor do Tribunal que presta informações aos visitantes.

 

A visita tem início pelo Hall dos Bustos, que abriga peças de bronze em homenagem a grandes personalidades da história brasileira, como o jurista Rui Barbosa, o abolicionista Joaquim Nabuco e o imperador D. Pedro I.
Em seguida, o grupo conhece o Salão Nobre, onde são recebidas autoridades estrangeiras em visitas oficiais ao STF, lá podem ser vistos alguns dos presentes ofertados à Suprema Corte durante essas visitas, além de objetos e móveis da época do Império. Os visitantes passam ainda pela galeria dos ministros, onde estão as fotos de todos os integrantes da Corte desde 1829, e pelo gabinete do presidente do STF. Depois vem o Plenário da Suprema Corte e por último, os visitantes conhecem o Salão Branco, onde está localizada a galeria dos presidentes.
 

Visitas
Durante a semana, grupos de estudantes podem participar de visitas agendadas. Os estudantes podem acompanhar os julgamentos das Turmas e do Plenário, além de visitar algumas das instalações do Tribunal. O passeio deve ser agendado pelo professor ou instituição de ensino, que pode entrar em contato com o Cerimonial do STF pelo e-mail: visitacao@stf.jus.br.  

 

Nos finais de semana a visita ao STF é gratuita e pode ser feita aos sábados, domingos e feriados nacionais das 10h às 15h30, com saídas regulares de 30 em 30 minutos, sempre com acompanhamento de um guia. Nesses dias não se exige traje formal nem agendamento prévio.

Informações: 55 61 3217-4058 ou 3217-4023 ou pelo e-mail visitacao@stf.jus.br.

Agendamento
Para assistir às sessões de julgamento, exige-se agendamento prévio para grupos com mais de 10 integrantes, limitado a 50 integrantes.


Restrições aos visitantes

Para assistir às sessões de julgamento, é obrigatório o uso de traje social (terno e gravata, para homens; vestido, tailleur ou calça com blazer, para mulheres). Nenhuma peça jeans é permitida.





Palácio Itamaraty

O Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Além da arquitetura moderna característica das obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio apresenta o paisagismo assinado por Roberto Burle Marx, painéis de artistas importantes como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, entre outros, e obras de arte diversas presenteadas por personalidades e embaixadas estrangeiras, como esculturas, quadros, mobília e tapetes. Tudo isso é apresentado na visita guiada, que na nossa opinião foi a melhor de todas! O lugar é lindo e a apresentação da guia contando cada detalhe é excepcional.

As visitas guiadas acontecem de hora em hora e não é possível fazer passeio livre. Os visitantes devem permanecer com o grupo e com o guia durante todo o tempo. As visitas guiadas são oferecidas em português, espanhol, francês e inglês e é necessário verificar a disponibilidade e fazer o agendamento. Não são oferecidas visitas em duas ou mais línguas ao mesmo tempo. De segunda a sexta-feira não é permitido entrar usando chinelos, shorts, bermuda, camiseta regata e/ou roupas curtas em geral. Por causa de cerimônias oficiais, as visitas podem ser suspensas sem aviso prévio. O agendamento deve ser feito pelo telefone (61) 2030-8051.

 

Visitas

Visitas guiadas de segunda a sexta, das 14h às 16h30; aos sábados e domingos, das 10h às 15h30

 



Confira também

Nova York - Central Park

Nova York - Central Park

VEJA MAIS
Quando ir? Costa de La Luz - Espanha

Quando ir? Costa de La Luz - Espanha

VEJA MAIS



Comentários

Deixe seu comentário via facebook abaixo: