Vitória - ES


Vitória é a capital do Estado e possui uma infinidade de atrativos que agradam todos os gostos com praias, gastronomia, turismo religioso, história, parques, aventura e muito mais. É uma ilha e abriga um dos mais importantes portos do país. Além disso, nasceu nos morros e tem muita, mas muita subida (prepare o pique hehe)!!

Sendo a terceira mais antiga capital do Brasil tem muita história para contar, mas há também obras novas, unindo sempre o tradicional com o moderno.

 

O Ibis Vitoria Aeroporto é uma ótima opção! Os quartos são novos e espaçosos, a cama muito confortável, o café da manhã uma delícia com muitas opções e todos foram muitooo atenciosos o tempo todo!

 

 

Outra opção maravilhosa é o Hotel Ilha do Boi, ele fica em uma ilhazinha de Vitória chamada Ilha do Boi. A vista do hotel é incrível! Além disso, possui uma piscina deliciosa, quartos amplos e confortáveis, um restaurante maraaaa e traslado gratuito do hotel para o Shopping Vitória e o Triângulo das Bermudas. O resturante também é disponível para quem não é hóspede, no almoço custa R$ 69 por pessoa e come a vontade com uma infinidade de opções, no jantar além do restaurante funciona também o piano bar.

 

 

 

 

 

Projeto Visitar

O Visitar foi criado em 2006 pela Prefeitura para revitalização do centro da cidade. Para isso transforma a visitação ao patrimônio e o incentivo à cultura das comunidades locais em uma oportunidade de levar os moradores e turistas a conhecer os símbolos e bens que os povos construíram. Visitação com monitoramento de terça a domingo de 9h às 17h.

 

- Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Foi tombada em 1945 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e possui ossários em seus corredores e um cemitério lateral, mantendo preservado seu aspecto colonial barroco.

 

 

- Teatro Carlos Gomes

O Teatro adotou o estilo eclético e aproveitou as colunas de ferro fundido do antigo teatro que foi demolido para sustentação dos balcões e galerias. Ele é lindoo! Tanto por dentro quanto por fora e é possível fazer visita guiada. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

 

 

- Catedral Metropolitana de Vitória

Em 1918 o templo antigo foi demolido para dar lugar à atual Catedral com características ecléticas  e estilo gótico com lindos vitrais. Também foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.

 

 

- Escadaria Maria Ortiz

A atual escadaria foi construída em 1924, antes existia a Ladeira do Pelourinho, que foi cenário de um fato importante. O corsário holandês Piet Heyn ultrapassou a barreira do Forte São João para entrar na vila, mas para sua surpresa, Maria Ortiz, moradora de um sobrado no final da antiga ladeira, articulou uma resistência junto com outros moradores e os invasores tiveram que recuar. Por isso a escadaria leva o nome dela.

 

 

- Capela de Santa Luzia

É a edificação mais antiga do município, construída em pedra e cal de ostra, coberta com telhas de barro. Foi tombada pelo IPHAN em patrimônio hitórico-cultural brasileiro.

 

 

- Igreja São Gonçalo

Por quase 20 anos serviu como sede paroquial e exerceu as funções de Matriz e Catedral de Vitória. Sua fachada com entalhes em madeira pintados a ouro possuem características de arquitetura barroca. Também foi tombada pelo IPHAN.

 

 

Palácio Anchieta

A sede do Governo Estadual antes abrigava o Colégio de São Tiago e a primeira ala foi concluída 1587, pelo Padre José de Anchieta, que morreu dez anos mais tarde.

Em 1798 foi recuperado de um incêndio ocorrido dois anos antes e denominado Palácio do Governo. No ano de 1945, no aniversário da morte do padre José de Anchieta, o governador Jones dos Santos Neves publicou um decreto nomeando a sede do Governo Estadual como Palácio Anchieta – que guarda o túmulo simbólico do padre desde 1922. O prédio é muito bonito e está aberto para visitação.

 

 

 

Praias

A maioria dos moradores preferem ir às cidades vizinhas quando querem praia, as de Vitória não são muito indicadas para banho, mas mesmo assim o visual é incrível e são boas para caminhar, tomar um sol ou apenas aproveitar a paisagem.

Ilha do Boi e Curva de Jurema são as melhores praias da capital para mergulho. Camburi é a mais famosa, porém a qualidade da água e a da areia podem deixar a desejar. Praia do Canto também é bem central e possui uma orla muito boa para caminhada.

 

Praia de Camburi

 

Paneleiras de Goiabeiras

Ir até lá foi uma das melhores experiências de Vitória! As famosas moquecas capixabas são feitas em panelas de barro e na Associação das Paneleiras é possível achar uma variedade infinita de panelas para comprar. Além disso é possível fazer a sua própria panela... Não foi tão fácil quanto na imaginação hahha mas foi muito diferente e divertido, valeu a pena!

Obs: É bom fazer no primeiro dia pois a panela só fica pronta dois dias depois do molde e tem que agendar (27) 3327-0519.

A Associação abre de segunda a sábado das 8h às 18h e domingo das 10h às 15h.

 

 

                                     

 

 

Triângulo das Bermudas

É o espaço mais famoso na noite. O lugar concentra alguns dos melhores bares, restaurantes e algumas casas noturnas, e a vantagem é poder escolher o que mais te agrada em um ambiente com várias opções.

 

Picolé Ajellso

Um dos picolés mais tradicionais da cidade, toda hora passa um carrinho vendendo, principalmente nas praias. Não deixe de provar coco com abóbora e araçauna, delíciaa!

 

Ilha do Caranguejo

Lugar ideal para provar a famosa moqueca capixaba, amamos! Sem contar as sobremesas maravilhosasss! Uma mais linda e mais deliciosa que a outra! O lugar também conta com um cardápio inusitado, alguns pratos possuem nomes engraçados e sugestivos hehehe e no meio da noite todos os garçons param tudo que estão fazendo e começam a dançar hahah! Então além da comida mara é um ambiente muito divertido!

 

 

Só de escrever dá vontade de voltar!!

Beijoss!

 

 

1∫ Pocando no ES - Encontro de Blogueiros no EspÌrito Santo

RealizaÁ„o: Capixaba na Estrada Apoio: Ibis Reta do Aeroporto, Ibis Budget VitÛria, Secretaria de Turismo do ES Parceiros: Barba Ruiva, Fjorland Ecologia e Turismo, Pedra Azul ecotur, Hotel Ilha do Boi, PlaceOffice, CafË Caramello, Guardian, Guia & Turismo Blogs Participantes: Comendo Chucrute e Salsicha, Casal no Mundo, In Routes, Marola com Carambola, Viagem Massa, Guia capixaba, Um olhar novo, Caixa de viagens Agradecimentos: Restaurante Travoletta, Restaurante Ilha do Caranguejo, Espresso CaffÈ

Confira também

Hotéis em Frankfurt

Hotéis em Frankfurt

VEJA MAIS
Visitas Guiadas em Brasília – DF

Visitas Guiadas em Brasília – DF

VEJA MAIS



Comentários

Deixe seu comentário via facebook abaixo: